top of page

EMEI VEREADOR ANTÔNIO MENEZES

​"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela

CRIANÇAS DE 1 E 2 ANOS

 

Nesta faixa etária, a criança começa a andar, sobe e desce escadas, sobe nos móveis, etc. O equilíbrio é inicialmente bastante instável, uma vez que os músculos das pernas não estão ainda bem fortalecidos. Mas, a partir dos 16 meses, a criança já é capaz de caminhar e de se manter de pé em segurança, com movimentos muito mais controlados. Começa a apresentar melhoria da motricidade fina devido à prática (capacidade de segurar um objeto, o manipula, passa de uma mão para a outra e o larga deliberadamente, etc.). Por volta dos 20 meses, será capaz de transportar objetos na mão enquanto caminha.

 

Nesta fase há maior desenvolvimento da memória, através da repetição das atividades: permite antecipar os acontecimentos e retomar uma atividade momentaneamente interrompida, à qual dedica um maior tempo de concentração. Da mesma forma, através da sua rotina diária, a criança desenvolve um entendimento das sequências de acontecimentos que constituem os seus dias e os da sua família. Exibe maior curiosidade: gosta de explorar o que o rodeia; compreende ordens simples, inicialmente acompanhadas de gestos e, a partir dos 15 meses, sem necessidade de recorrer aos gestos. Embora possa estar ainda limitada a uma palavra de cada vez, a linguagem da criança começa a adquirir tons de voz diferentes para transmitir significados diferentes. Progressivamente, irá sendo capaz de combinar palavras soltas em frases de 2 palavras. É capaz de acompanhar pedidos simples, como por ex. “qué cocoito” (quero biscoito). As experiências físicas que vai fazendo ajudam a desenvolver as capacidades cognitivas; consegue estabelecer a relação entre um carrinho de brincar e o carro da família, etc. Entre os 20 e os 24 meses é capaz de brincar ao faz- de- conta (por ex., finge que coloca café numa xícara, põe açúcar e bebe) e recorda uma sequência de acontecimentos e faz de conta que os realiza como parte de um jogo). A capacidade de fazer este tipo de jogos indica que está a começar a compreender a diferença entre o que é real e o que não é.

​

Não compare o desenvolvimento da criança com outras, cada criança é única.

 

CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS
​

Nesta faixa etária há grande atividade motora: a criança corre, pula, começa a subir escadas, pode começar a andar de velotrol. Apresenta grande desejo de experimentar tudo, o que amplia seu conhecimento de mundo. Embora ainda não seja capaz de amarrar os sapatos, veste-se sozinha razoavelmente bem, é o início da autonomia. É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo. Copia figuras geométricas simples e se interessa pelas formas ao seu redor. É cada vez mais independente quanto à sua higiene, sendo capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia).

 

Nesta faixa etária a criança já compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos. Utiliza também bastante a imaginação: início dos jogos de faz- de- conta Sabe o nome, se é menina ou menino e a idade. Repete sequências de 3 algarismos. Começa a ter noção das relações de causa e efeito. É bastante curiosa.


Nesta fase a criança é bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam, mas também é a idade que tem dificuldade em cooperar, partilhar, dividir. Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são importantes, sendo dependente da sua aprovação e afeto. Começa a perceber as diferenças no comportamento dos homens e das mulheres. Começa a se interessar mais pelos outros e a integrar-se em atividades de grupo com outras crianças. 

 

Começa a desenvolver alguma independência e autoconfiança, o que deve ser incentivado pela família. Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro, mas não devendo ser reforçado para que não permaneça ao longo de sua infância. Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda. Imita os adultos, devendo os mesmos terem atenção e cuidado com os próprios comportamentos.

 

 

Esta é uma idade importante na qual a criança começa a distinguir o certo do errado. As opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para a criança. Ela consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva. Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo: “eu te mato!”, sem ter noção das suas implicações.

​

Não compare o desenvolvimento da criança com outras, cada criança é única.

​

CRIANÇAS DE  5 ANOS

 

 

A criança de 5 anos se transforma em uma criança autônoma.

Em geral é uma fase de ouro, pois com sua independência e controle emocional, acaba por entender e aceitar os comandos dos pais. São falantes, curiosos e muito imaginativos.

​

A criança 5 anos de  quer agradar os amigos, quer ser como os amigos, mais propenso a seguir as regras, gosta de cantar, dançar e atuar, pode dizer o que é real e o que é faz de conta, mostra mais independência, é às vezes exigente e às vezes muito cooperativo

Você também pode ver todas as Habilidades de brincar e habilidades Sociais.

​

Nesta fase a criança já se expressa mais claramente, conta uma história simples usando frases completas, usa o tempo futuro; por exemplo, “A vovó vai estar aqui”, consegue dizer nome e endereço, consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo, fica de pé em um pé só, pula e salta, consegue dar uma cambalhota,  consegue comer sozinha, pode usar o banheiro por conta própria, brinca de balanço e sobe nos brinquedos.

​

Não compare o desenvolvimento da criança com outras, cada criança é única.

sdadasdadasdasdas_Prancheta 1.png
  • Facebook
  • Instagram

EMEI Vereador Antônio Menezes - Rua Carlos Torrezani, 190 - Bairro Letícia - Belo Horizonte / MG

E-mail: emvam@edu.pbh.gov.br - Telefone: (31) 3277 5591 / (31) 3277 5588

© 2020 por EMEIVAM, Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page